terça-feira, 17 de abril de 2012

Você sabe o que é Pegada Ecológica? Se não sabe precisa saber.

             Pegada Ecológica é um indicador de sustentabilidade desenvolvido por Mathis Wackernagel e Willian Rees no princípio dos anos noventa. Podemos assim definir de forma mais simples, como: É um cálculo estimado que se baseia nos nossos hábitos para ver quantos recursos naturais a gente utiliza do nosso planeta. É medida por Hectares Globais, que não tem nada haver com hectares comum. Que são medidos pelas quantidades de áreas produtivas que a gente utiliza, somando cada uma delas.

            Nossa Biocapacidade é de 12 bilhões de Hectares Globais, em nosso modo de viver estamos consumindo 18 bilhões. Isso indica que estamos com um saldo devedor de 1,5 %  que o planeta pode nos oferecer.
            Sustentabilidade deixou de um assunto incompreensivel de não se discutir. Tudo que a gente faz em nosso mundinho particular, reflete em nosso planeta.

           Posso exemplificar os Emirados Árabes, que consome 10,7 do Hectare Global por pessoa, quando sua Biocapacidade por pessoa seria de 0,85%. Isto quer dizer, que eles estão usando cinco vezes mais, que a sustentação do seu país.

          Por isso, devemos repensar em nossos hábitos e ajudarmos a salvar o nosso planeta. No próximo bloco, estarei dando dicas de como minimizar esses impactos negativos em nosso querido planeta Terra.

3 comentários:

  1. Quando você vai publicar mais matérias como essa? Gostei e esse assunto me interessa bastante. Abraços,

    Pedro Vítor de Albuquerque

    Obs: Entrei como anônimo, pois, não tenho conta no blogspot.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro Vítor!

    Que bom que você gostou da matéria. Realmente é algo que devemos refletir, para que nossos filhos, netos, não sofram com a colapso de escassez que nosso planeta estaá na iminência de enfrentar.Compete agora, nós arregaçarmos às mangas de nossas camisas e fazermos a nossa parte para salvá-lo, antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Rodrigo Pereira, moro em Manaus (AM), e tenho acompanhado o seu blog, e tenho gostado dos artigos que você escreve. E específicamente nessa matéria, me interessei e gostaria de opinar, eu que sou um defensor de nosso ecossistema. Devemos nos preocupar em abrir os olhos. Senão, será impossível reverter esse quadro da catastrofe.

    ResponderExcluir